D. Pedro III, rei de Portugal

  • 05.07.1717

Pais

Casamentos

  1. Lisboa, Lisboa, Ajuda, 06.06.1760, com 42 anos

Filhos

Filhos do casamento 1

Cargos, Profissões e Títulos

Informação sobre Casamentos

  1. Lisboa, Lisboa, Ajuda, 06.06.1760, Livro 06-C, Folio 91

Notas

  • Os assentos de baptismo, casamento e óbito da Família Real foram sempre registados em livro próprio e só em 1835 essa tradição foi quebrada e pela primeira vez se lavrou no livro comum dos casamentos da Sé de Lisboa o casamento da rainha D. Maria II com o príncipe Augusto de  Beauharnais, duque de Leuchtenberg. 
  • Não se tratando de um verdadeiro assento de casamento mas de uma nota para memória futura que o prior  da Ajuda, padre Henrique Garcia Gato, fez questão de deixar registado no livro dos casamentos da sua paróquia, escrevendo:
  • Aos seis dias do mês de Junho de mil setecentos e sessenta, dia em que Sua Majestade que Deus guarde fez quarenta e outo anos de idade se publicou o casamento do Sereníssimo Senhor Infante D. Pedro com a Sereníssima Princesa do Brasil e de tarde no mesmo dia seis se receberam por marido e mulher como manda a Santa Madre Igreja Romana o mesmo Sereníssimo Senhor Infante D. Pedro com a Sereníssima Senhora Prncesa do Brasil Duquesa de Bragança D. Maria. Assistiu o Ex.mo Senhor Cardeal Partriarca Francisco de Saldanha, Principais Monsenhores e muitos Ministros da Santa Igreja Patriarcal com assistência da Corte. Foram Testemunhas El-Rei e a Rainha Nossos Senhores, e se fez a função nesta Real Capela e Paroquial Igreja de Nossa Senhora da Ajuda.

Bibliografia

Árvore de Costados